MOSTRA CINEMULTI VIRTUAL SEGUE PARA 4ª SEMANA COM EXIBIÇÕES DE FILMES NACIONAIS

Somando mais de 3 mil visualizações no youtube desde o lançamento, a Mostra CINEMULTI Virtual segue para a 4ª semana de exibições com uma curadoria riquíssima de cinema nacional. Na segunda-feira dia 22/03 será a vez do longa baiano ‘‘Dorivando Saravá – o preto que virou mar’’ do diretor Henrique Dantas, que irá bater um papo com o público da CINEMULTI após a exibição. A semana também reserva curtas premiados e programação para toda família. 

Na última segunda-feira (15/03) foi exibido o longa-metragem ‘‘Longe do Paraíso’’, do consagrado cineasta baiano Orlando Senna. O filme marca o retorno do diretor ao set depois de 30 anos sem filmar. A sessão com desfecho emocionante suscitou o debate sobre os conflitos agrários brasileiros.  A produtora Sol Moraes interagiu com a audiência falando sobre os frutos que estão sendo colhidos com a circulação do filme, e também comentou sobre as adaptações necessárias no setor do cinema nesse momento pandêmico. Ela também ressaltou a felicidade do filme estar participando da Mostra CINEMULTI, pela importância de chegar nas cidades onde não tem cinema. O ator Everton Machado também interagiu com o público pelo chat e o diretor Orlando Senna também acompanhou a sessão.

A próxima live será no dia 22/03 às 18:40h com exibição do longa ‘‘Dorivando Saravá – o preto que virou mar’’. O documentário experimental do diretor Henrique Dantas mergulha na vida de Dorival Caymmi, icônico compositor baiano que introduziu o candomblé na música popular brasileira, o primeiro a cantar os orixás. O doc reúne depoimentos de grandes artistas como Gilberto Gil, Tiganá Santana, Adriana Calcanhoto e está circulando nos circuitos de festivais, como o 52º Festival de Cinema de Brasília; e levou o prêmio de melhor longa na competitiva baiana do XVI Panorama Coisa de Cinema.

A programação de curtas da 4ª semana de exibições promete belíssimas obras para apreciação do público. Entre as animações, o filme Oriki é um dos nossos destaques por ser uma produção regional que fala dos Orixás e da cura, no contexto da pandemia. O curta cuiabano ‘‘Teodora quer dançar’’ acumula diversos prêmios nos festivais Brasil afora como troféu Calunga de melhor atriz e melhor direção de arte no Cine PE, e o filme Drawing Life que já ganhou o prêmio de melhor curta infantil no Anima Mundi 2019.

É importante ressaltar que 60% das obras são assinadas por mulheres em funções de direção e roteiro, e 10% contam com audiodescrição e/ou legendagem descritiva para maior inclusão dos portadores de necessidades especiais. Todos os filmes são sinalizados com classificação indicativa e os 10 curtas mais visualizados receberão uma premiação de R$300,00 em uma live especial. Confira mais detalhes dos filmes e programação completa da Mostra CINEMULTI no site https://mostracinemulti.org/ , participe das exibições ao vivo, assista os curtas no canal www.youtube.com/cinemulti e compartilhe muito!

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora