MOSTRA CINEMULTI VIRTUAL INICIA AS EXIBIÇÕES DE FILMES PREMIADOS DO CINEMA NACIONAL E BAIANO

No dia 01/03 a Mostra CINEMULTI Virtual deu início às exibições em uma live de abertura com o filme ‘‘Ilha’’ (2018), dos diretores Ary Rosa e Glenda Nicácio, além de sorteios e bate papo com a equipe do filme. Também foram disponibilizados 11 curta-metragens na primeira semana de projeto. A diversidade das obras chama atenção para a riqueza que é produzida no cinema nacional e baiano.

O longa-metragem baiano ‘‘Ilha’’ apresentou ao público uma narrativa instigante com uma linguagem nada convencional. O filme é sobre um jovem (Emerson) realizando um filme sobre a sua própria história, com algumas licenças poéticas, sobre viver numa ilha onde quem nasce nunca consegue sair. Para isso ele sequestra um cineasta renomado (Henrique) e o enredo se desenrola em uma metalinguagem, performando cenas do ‘‘filme no filme’’ que nos levam a mergulhar na subjetividade da história.

A frase na cartela final ‘‘Dedicado aos meninos e meninas que escolheram o cinema, mas não foram escolhidos por ele’’ evidencia o tom da obra e a razão de ter sido escolhida para iniciar as exibições da CINEMULTI, o fazer cinema por amor à arte mesmo quando não há valorização e acolhimento para profissionalização, sobretudo de jovens periféricos e de origem humilde. O filme Ilha já foi exibido em diversas mostras e festivais, levando prêmios de melhor roteiro, melhor ator e melhor filme de longa-metragem.

Depois da exibição do filme tivemos um bate papo com a atriz Arlete Dias, que contou um pouco das suas experiências não apenas em ‘‘Ilha’’ como também em outras obras da Rosza Filmes, e da diretoria de fotografia Poliana Costa que compartilhou alguns aspectos técnicos da construção de uma obra com tantas camadas, as escolhas das locações, iluminação, movimentos de câmera, etc.

Os curta-metragens disponibilizados na primeira semana também demonstram a riqueza que é produzida no cinema nacional. Diferentes temáticas, estéticas e olhares que levantaram abordagens diversas e de muita relevância na atualidade, como as tensões sociais de um país desigual, a memória e a poética das coisas. As animações voltadas para o público infantil revelam  um campo cinematográfico incrível e de muitas potencialidades artísticas que ainda é pouco disseminada na cultura nacional.

A Mostra CINEMULTI segue para a segunda semana de atividades, com transmissão ao vivo na segunda-feira (08/03) às 18:30h do longa ‘‘Capitães de Areia’’de Cecília Amado, que será a convidada do bate-papo. A escolha de exibir o filme assinado por uma mulher e realizar o bate-papo com a mesma não foi aleatório afinal, dia 08 de março é o Dia Internacional da Mulher. Ao longo da semana serão disponibilizados os curtas ‘‘Diz que é verdade’’,‘‘Pelano!’’, ‘‘Navegantes’’, ‘‘Freedom’’, ‘‘Motriz’’ e as animações ‘‘Sonhos’’, ‘‘Quando a chuva vem?’’, ‘‘Hornzz’’, ‘‘Fábulas tortas, a série’’, ‘‘Bola de Trapos’’ e ‘‘As aventuras de Pety’’. 

Para mais informações acesse o site https://mostracinemulti.org/ e se inscreva no canal do www.youtube.com/cinemulti

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora